quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Qual o elemento químico mais raro do universo?

Ástato

   O ástato (também conhecido como astatínio) é um elemento químico de símbolo At e de número atômico igual a 85 (85 prótons e 85 elétrons), com massa atômica de aproximadamente 210 u.m.a(unidade de massa atômica).
É encontrado no grupo 17 ou VIIA da classificação periódica dos elementos. À temperatura ambiente, o ástato encontra-se no estado sólido. Há atualmente cerca de 31 gramas de ástato na Terra, sendo assim o elemento mais raro do Universo.


Características


Este elemento é altamente radioativo e comporta-se quimicamente como os demais halogênios, especialmente como o iodo, sendo apenas um pouco mais metálico que ele.

É o elemento mais pesado entre todos os halogênios, e apresenta cinco estados de oxidação: +7. +5, +3, +1 e -1. Forma compostos com outros halogênios, tais como, AtCl e AtI.

Existem traços de ástato nos minerais de urânio e tório, pois pertence a série radioativa desses elementos. Tudo o que se conhece sobre o ástato é através de seus isótopos artificiais, todos radioativos e com meia-vida muito curta. Por isso é muitas vezes considerado um elemento artificial. 

Referências                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário