sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Ácidos e Bases - Teorias Propostas.


    Neste post, veremos as principais definições de ácido e bases.
Os ácidos e bases geralmente são considerados como substâncias perigosas, corrosivas e capazes de dissolver metais com muita facilidade. Entretanto, tais substâncias estão mais presentes em nosso cotidiano do que imaginamos, sendo de extrema importância na vida do planeta.
Possuem vasta aplicabilidade na indústria, além de serem componentes usuais em refrigerantes, medicamentos, produtos de limpeza ,alimentos e cosméticos.


Definição de Arrhenius:
 
Arrhenius ficou famoso devido a sua célebre teoria da dissociação iônica

A definição mais tradicional de ácidos e base, foi apresentada em 1887 pelo químico sueco Svante Arrhenius como parte de sua teoria da dissociação eletrolítica.
Segundo Arrhenius ácidos são compostos que, em solução aquosa, se ionizam produzindo como íon positivo apenas cátion hidrogênio (H+). 


Enquanto que bases são compostos que, por dissociação iônica, liberam, como íons, apenas hidroxila (OH-).


A reação de neutralização se da pela reação entre essas duas espécies formando água:


Esta teoria foi extremamente importante, pois provocou o desenvolvimento de várias linhas de pesquisa, contribuindo para estabelecer as bases científicas da química analítica.
Entretanto, a teoria está restrita a soluções aquosas, não considerando compostos sólidos e solventes diferentes de água.

Definição de Bronsted-Lowry:


  

    Também conhecida por teoria protônica, foi proposta em 1923 por G. Lewis, T. Lowry e J. Bronsted. Sendo o último o que mais contribuiu para o desenvolvimento da mesma.
  Segundo a teoria: ácidos são todas as espécies químicas (molécula ou íon) capaz de ceder prótons (H+) . Enquanto as bases são todas as espécies químicas (molécula ou íon) capaz de receber prótons (H+). Veja o esquema a seguir:



A reação de neutralização acontece a partir da transferência de prótons entre um ácido e uma base:

  
 Esta teoria permitiu o estudo em sistemas fortemente ácidos, sistemas sólidos, desenvolvimento de indicadores, estudo de catálise ácido-base, estudo de próton-afinidade em fase gasosa entre outros. 
Entretanto, a teoria não permite prever o caráter básico ou ácido de espécies químicas sem a presença de hidrogênio.

Definição de Lewis:


    E por fim, porém não menos importante: Teoria De Lewis. Como consequência de sua teoria do par eletrônico para explicar as ligações química, G.N.Lewis em 1923 propôs a sua teoria acido-base. 
A teoria considera que bases são todas as espécies químicas (molécula ou íon) capazes de cederem pares eletrônicos para formar ligações dativas. Visto que, ácidos são todas as espécies químicas (molécula ou íon) capazes de receberem pares eletrônicos em ligações dativas.


 A neutralização consiste em formação de uma ligação covalente dativa (também chamada de ligação coordenada) entre ácido e base:

 
Exemplo:


A teoria de Lewis foi proposta a fim de eliminar todas as limitações mencionadas, podendo ser aplicada a qualquer espécie química, sem exceção.

  Deixem nos comentários suas dúvidas e sugestões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário